segunda-feira, 30 de abril de 2007

Talvez seja raro mas... acontece!

Hoje dirigi-me às instalações de uma companhia de seguros, isto é, ia proceder ao pagamento da chamada dolorosa factura do seguro do carro...
Confesso que era algo que andava a adiar há já alguns dias, pela certeza de uma manhã ou uma tarde que decerto, seria perdida... não me enganei muito!
Quando entrei tinha seis pessoas à minha frente e digamos que passados 20 minutos, as mesmas seis pessoas estavam ainda no balcão a serem atendidas...
Ao longo deste tempo pensei: "Mas porque não existe uma máquina de café? Um pc para acedermos à internet"? Sei lá, qualquer coisa que faça o cliente não estar insistentemente a olhar para o relógio, para as pessoas que trabalham e para aqueles que procuram os serviço da empresa/marca. Foi o que eu fiz...
Olhei para tudo e para todos...
Mas houve algo que me despertou mais interesse, o facto de os "colaboradores" estarem numa constante e demorada reunião interna (leia-se "galhofa"). O cliente que espere. Quase quase parecia uma repartição das finanças...
"Ó Zé, já almoçaste? Epá então vai né, senão daqui a pouco vamos todos é lanchar ou jantar"...
Grandes modos de se falar em frente de mais de dez clientes. De uma simpatia enorme, as pessoas já estão impacientes devido à fila de espera, estão dois colaboradores a efectuar a sua pausa matinal (grande pausa) e etc etc etc...
Mas, este post não é destinado a todo este lado negativo mas sim a algo que acabou por me surpreender pela positiva.
Confesso que quando chegou a minha vez, tudo o que queria era, entregar os papéis, passar o multibanco e sair dali mas...
O "Zé" aproveitou este momento único com o "seu" cliente para actualizar a base-dados. Pois é, desde um telefone fixo que já não existe, a um código postal desactualizado, à inserção de um endereço electrónico. Confesso que achei fantástico. Tudo aquilo que tinha aprendido na teoria, passou à prática. Actualização de base-dados in loco, num momento único de contacto com o cliente.
Espero que este esforço seja de seguida implementado para que exista um comunicação permanente entre o cliente (eu) e a marca (seguradora) uma vez que existe um momento único de comunicação ao longo de todo o ano, sendo que este é para o envio da factura que determina a data limite de pagamento do seguro do carro... Pouco, não? Eu diria... nada!
O Mkt Directo, o CRM funciona, é preciso é aplicá-lo para manter um relação continuada e quiçá, emocional com o cliente...

2 comentários:

Anónimo disse...

ele queria era o teu msn pah :P jokas, Máximo

RM disse...

Grande momento de escrita, acho que mil vezes não chegarão para te dizer quão bem escreves :)